09
out
08

As mensagens subliminares

Falando sobre mensagens subliminares no geral

Por Jhon H. Callehgeer
Vivemos cercados de mensagens subliminares e muitas das vezes nem sabemos disso. Mas, esse é o objetivo das mensagens subliminares, passar despercebido por nossa percepção de reconhecer algo e cair direto no inconsciente. Acreditamos saber de tantas coisas, pois no fundo, o ser humano é o melhor computador que existe, tudo o que passamos em nossas vidas se torna uma lembrança, um arquivo, em nossas mentes. Temos a capacidade de lembrar do gosto da mamadeira, da primeira vez que vimos nossas mães, de tudo. Infelizmente, não usamos tal capacidade.
As mensagens subliminares são usadas na maioria das vezes pela mídia, para induzir as pessoas a comprarem mais. E isso na maioria das vezes acaba funcionando.
Mas como elas funcionam? >>>
Quando estamos sentados em uma sala, lendo um livro ou conversando, ou fazendo qualquer atividade, estamos com os sentidos voltados para uma ação, seja o falar, o ouvir, o sentir, etc., mas sem que percebamos, estamos aspirando todo o tipo de informações, desde a mudança de temperatura e luz, até pequenos movimentos que parecem passar despercebidos por nós.
Usamos muito pouco da capacidade de nosso cérebro, por isso não notamos tais mudanças. Tudo o que captamos, é levado ao inconsciente, e permanece por lá. Porém, dessa mesma forma, essas informações podem causar algo em nossas vidas. É como ver alguém na rua, pela primeira vez, mas sentir que já conhece aquela pessoa. De certa forma você já viu tal pessoa em um outro lugar. Isso diferencia um pouco do Deja Vu, pois esse feito já possui uma explicação. Para quem ainda não sabe, o Deja Vu é aquela estranha sensação que a maioria das pessoas tem em “pensar” saber do futuro. É quando falamos: “Eu já vi isso em algum lugar” ou então “Eu já sabia disso”, coisas do tipo. Uma rápida explicação para esse efeito se baseia nos três atos da mente: Ego, Superego e Id. Ego é o nosso Eu, Superego é o domínio sobre nós mesmos e o Id é o inconsciente. Quando estamos lúcidos, estamos com o Superego ativo, quando perdemos o controle, damos lugar ao Id. Quando ocorre o Deja Vu, é porque as informações são transportadas diretamente para o Id, que não tem capacidade de reconhecê-las, e as devolve para o Superego, em uma velocidade muito grande. Por isso ficamos com a sensação de que já sabemos o que vai acontecer, mas na verdade tudo aquilo está acontecendo no devido momento, é apenas uma falha, uma ilusão, de nossa mente.
As mensagens subliminares são levadas ao nosso inconsciente, pois elas estão abaixo da linha de percepção humana. É como ouvir uma música e não captar que por detrás dela existe uma mensagem, como uma voz dizendo que você tem de comprar tal produto, pois tal produto é bom.
Podemos dizer de quadros de crianças chorando possuem mensagens subliminares. Obras de Leonardo da Vinci seriam mais bem classificadas como mensagens ocultas, mas não deixam de ser subliminar. Dentro de um contexto subliminar, temos vários outros termos a usar. Existem alguns que não se encontram escondidos ou em oculto, de uma forma que só o inconsciente capta. Podemos ver, por exemplo, o sexo explícito que aparece em muitos comerciais televisivos.
Muitas são as mensagens subliminares encontradas. Temos diversos exemplos em sites da internet. Existem mensagens subliminares em desenhos, músicas, propagandas, tudo. A maioria dessas mensagens estão voltadas para o consumo, mas muitas são usadas para causar um impacto mais forte.
Temos por exemplo o símbolo do McDonald’s, que suas cores fazem com que as pessoas sintam fome. Temos alguns desenhos da Disney, que mostram cenas de sexo como, por exemplo, Bernardo e Bianca. A MTV foi processada, pois em uma de suas vinhetas apareciam (em questão de milésimos) cenas de sadomasoquismo.
Existem também as mensagens colocadas nas músicas, podem ser tanto na letra, quanto na música invertida ou apenas um estímulo mental quase impercebível.
Mas por que essas mensagens mexem tanto com nossas mentes? Por que muitas vezes sentimos medo?
Respondendo de vez essas perguntas. Como foi dito antes, as informações subliminares são levadas ao inconsciente, onde acabam sendo reconhecidas e permanecem armazenadas. Isso acaba afetando nosso psicológico, nossa mente. Por isso acabamos comprando as coisas, pensando que temos vontade no produto, quando na verdade estamos sendo manipulados. Agora, temos a capacidade de reproduzir cenas em nossas mentes, podemos imaginar um avião decolando, um acidente de carro, um passeio na praia. Quando nos deparamos com quadros de crianças chorando, porque estão sendo enforcadas ou engolidas, nosso inconsciente capta essas cenas e as armazena (não é muito diferente com os comerciais). Sentimos medo, porque lá no fundo, começamos a produzir cenas, cenas de sofrimento, de dor, pavor.
Mas essa explicação pode se adaptar principalmente para os que não crêem em forças malignas. Para aqueles que crêem, as forças malignas podem entrar na vida da pessoa através do quadro e por isso a pessoa fica com medo e não sabe a razão disso. Temos aqui duas explicações diferentes, não faz tanta importância em descobrir qual das duas é a certa, só temos que tomar cuidado para não sermos manipulados e nos tornarmos prisioneiros de nossas próprias mentes. Uma música pode facilmente fazer com que uma pessoa se mate ou cometa um assassinato. Existem relatos sobre isso, e na maioria das vezes envolvem jovens.
Por isso que ao meu ponto de vista, as obras de Leonardo da Vinci eram na verdade mensagens ocultas, ao invés de subliminares. As mensagens ocultas de da Vinci necessitavam de uma analise profunda de sua obra, para depois entender a mensagem que ele queria passar. Algo que não é captado pelo inconsciente, mas sim pelo consciente. Essa é a diferença entre mensagem subliminar e mensagem oculta. A subliminar tenta manipular, a oculta tenta mostrar uma verdade, que de certa forma, não pode cair nas mãos erradas.


2 Responses to “As mensagens subliminares”


  1. 1 Ruben
    10 / outubro / 2008 às 12:29 am

    Algumas das coisas que os Srs. escreveram não fazem sentido… Uma que eu gostaria de ressaltar aqui é que, no último parágrafo, os Srs. dizem que a diferença entre uma mensagem subliminar e uma mensagem oculta é que a subliminar manipula, e a oculta tenta mostrar uma verdade. Não é sempre assim. Uma mensagem oculta é apenas um código, e pode perfeitamente ser uma mentira. Já a subliminar, eu não acho que seja assim tão poderosa quanto os Srs. imaginam. Eu não compro uma latinha de Coca porque fui manipulado. Eu nem tomo Coca. E o celular caro que eu eventualmente possa ter não é graças às mensagens subliminares. Isto é, antes, graças ao consumismo.

    Por exemplo, vc quer um computador com 2TB de HD, 5GB de RAM, com um processador de 7 GHz dual-core e um monitor FHD de 42 polegadas para enfeitar isso tudo. Mas nenhuma mensagem subliminar o levou a querer isto; foi o consumismo, uma nova filosofia de vida, edonista, a que todos nós somos submetidos hoje em dia. E eu nem acho que isso seja do mau.

    O problema dos seus posts é que os Srs. explicam muito, mas não comprovam nada. Os poucos embasamentos que eu vi são suspeitos. Por exemplo, não me lembro de ficar com fome quando via as cores da marca de Mc. Donald’s.

    Em que os Srs. se baseiam para dizerem estas coisas? Como vou saber se os Srs. querem me proteger ou me manipular?

    As pessoas que pregam que o capitalismo é mau nunca me pareceram muito sensatas. Talvez alguém use mensagens subliminares para acreditarem que o capitalismo é do mau.

  2. 2 marcelo
    12 / fevereiro / 2012 às 12:26 pm

    Se o proposito das MS é induzir a algo, aonde querem nos levar mentalmente?. Afastar de uma antiga para uma nova ordem?. É possilvel que isso possa fazer uma pessoa obedecer outra?. Espero que nossas mentes não se desviem da fé verdadeira, subcocinete pra mim é a mesma coisa que espiritual. Mexer com nossas mentes que ainda nem foram totalmente desvendadas pode ser muito perigoso, se quiserem essas mensagens podem passar de indução ao consumo para violencia, lacivia, avareza, ou pior.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Conspiratório

Você acredita MESMO em tudo o que é veiculado na mídia?

RSS Twitter Calebe

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS Twitter Giovanni

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

RSS News


%d blogueiros gostam disto: